.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Entrevista com o Exmo Secretário de Segurança, Dr José Mariano Beltrame

1) Quais as providências do governo através da Secretaria de Segurança , no caso do Brasil ser escolhido para sediar as Olimpíadas 2016, no sentido de criar um contra marketing dos temas de segurança , violência, tráfico, tão combatidos e de conhecimento da mídia internacional?

Na verdade não existe um contra marketing, existe trabalho.O resultado dos projetos e das ações da Secretaria de Segurança representam a maior chancela dos resultados obtidos.Vou dar um exemplo de um projeto que está repercutindo muito na mídia internacional :a Unidade de Polícia Pacificadora.Jornais impressos, sites e emissoras de rádio e TV do mundo inteiro nos procuram para fazer reportagens e entrevistas sobre as UPPs.E não é apenas a mídia estrangeira.Autoridades governamentais , gestores de segurança pública e policiais de outros paises querem conhecer a experiência das UPPs, que vêm recuperando territórios que antes eram dominados por traficantes de drogas e milicianos. Pretendo inaugurar mais quatro UPPs até dezembro e tenho cerca de 40 unidades planejadas.Para isso, pretendemos fazer concursos públicos para contratar mais policiais atéo final de 2010.A previsão é de mais de 3.500 policiais, contingente que vai ser colocado nas UPPs.

2) O Governo e a Secretaria de Segurança do Estado vem obtendo paulatinamente sucesso na sua batalha contra o crime organizado com uma eficiente política de inteligência e ocupação permanente nas áreas conflagradas , vide o Morro D. Marta que sediou os jogos um campeonato de bike cross com participação maçiça da comunidade, a Cidade de Deus alcançando bons resultados e esperança, e etc.Essa política contudo ,tem causado uma visível migração de grupos marginais para as cidades serranas , região dos lagos, cidades com PIB maior como Petrópolis, Friburgo, Teresópolis Búzios.Pergunto ao senhor: quais os planos que sua Secretaria tem para minimizar essa migração e combater essa nova realidade?

O trabalho de inteligência da Secretaria de Segurança não se limita à região metropolitana.As delegacias distritais , as especializadas, e os batalhões do interior também tem trabalhado no sentido de identificar e dasarticular quadrilhas de traficantes e prender bandidos que tentam estabelecer conexões do crime organizado no interior do Rio. A participação da populãção é muito importante no sentido de denunciar elementos estranhos, em condições suspeitas.

3)O Rio de hoje, mais otimista quanto ao combate ao crime , à atividade no setor de inteligência da polícia, uma melhor qualificação dos policiais , utilizando a logística.Está nos planos da Secretaria de Segurança , expandir essas medidas para outras cidades ?os petropolitanos estão sendo lembrados pelo Secretário?

Os batalhões da região serrana receberam recentemente 82 viaturas novas.O 11 btalhão BPM (N.Friburgo) ganhou 42 carros , sendo 32 gols e oito blazers. O batalhão atende oito municípios > N.Fiburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, e Duas Barras.Em Petrópolis , 26 BPM recebeu 40 novos veículos:33 gols, 7 blazers.Estamos atendendo também Macaé, Cabo Frio,Búzios, Saquarema, Iguaba, S,Pedro da Aldeia, Araruama, e Arraial do Cabo. O 25 BPM vai receber 62 viaturas -50 gols e 30 blazers-que serão adicionadas às 29 atuias.Essas cidades são mais visadas porque recebem grande quantidade de turistas e pessoas com poder aquisitivo mais alto. Os novos veículos estão equipados com GPS, sitema de veiculo em tempo real.O equipamento pode, inclusive, ser acionado em caso de necessidade de apoio ao grupo que está realizando alguma operação e que solicita o reforço de outras tropas para agir em conjunto.

4) Como está a relação funcional e operacional da integração das Policias Civil e Militar?

Essa é uma das principais metas da Secretaria. A nossa subsecretaria de Planejamento e Integração (SSPIO), implantou em junho as Regiões Integradas de Segurança Pública(RISPs) no Estado do Rio de Janeiro.O novo modelode gestão tem por objetivo otimizar recursos: compartilhar informações, desencadear ações integradas de prevenção e controle qualificado do crimenas suas respectivas regiões e estabelecer estratágias de integração e cooperaçãoes regionais em um nível mais tático , visando o estabelecimento de metas anuais para redução de índices de criminalidade .Nas Risps policiais civis e militares trabalharão juntos na identificação de manchas criminais e na prevenção , para atingir as metas estabelecidas. E isso vale para o interior também. Os indicadores estratégicos de criminalidade estabelecidos pelo Estado são: homicídio doloso, roubo de veiculos e roubos e rua(transeuntes, coletivo e celular) Haverá também, acompanhamento dos latrocínios , mas ese indicador não vai impactar na pontuação das metas.

Excepcionalmente , por conta da implantação do projeto , o sistema de metas de 2009 só vai cobrir o segundo semestre , ou seja, o periodo de julho a dezembro de 2009 será comparado com o mesmo período de 2008.A partir de 2010 será anual. As metas estabelecidas pelo Governo do estado para esse segundo semestre , são: reduzir o número de homicídios dolosos no Estado do Rio de Janeiro em 11,7%, atingindo o número máximo de 2.523 ocorrências. a meta para roubo de veiculos é reduzir em 6,4%;tendo o número máximo de 13.129 ocorrências.E, ainda, reduzir em 3,8 pontos percentuais o crescimento de roubos de rua no Estado, tendo como número máximo 47.180 ocorrências.Ou seja, a meta é que o roubo de rua cresça 7,2%contra o aumento de 11% do ano passado.

5) Voltando a 2014/ 2016 uma preocupação constante dos cidadãos se realmente o estado sediar esses mega eventos, já existe por parte da Secretaria de Segurança, um plano macro para proteç~çao da cidade , investimentos em equipamentos de segurança , formação e trinamentos especiais da tropa, aquisição de mais helicópteros blindados , um intercâmbio maior com outros paises que j´pa sediaram esse tipo de evento como Pequim, Munique , Rússia , Grécia?

Nesses eventos internacionais , a responsabilidade pela segurança é da Secretaria Nacional de Segurança Pública.Nós ficamos sob a sua coordenação e damos apoio necessário. Estamos investindo em tecnologia .Há vários em estudo.De concreto , além do Centro de inteligência moderníssimo, que é legado do Pan ,o Rio vai ganhar em 2010 um grande Centro de Comando e Controle Integrado, conhecido como C4i. Ali vão trabalhar todas as forças de segurança e de atendimento da cidade. Mais de mil câmaras serão direcionadas para este Centro.Tal tecnologia já é utilizada em várias cidades de primeiro mundo. Eventos como as Olimpíadas e Copas do Mundo sempre proporcionam investimentos pesados na área de segurança pública e deixam legados valiosos para o Estado.

6) Existe já delineado um plano B em relação a risco de ataques terroristas em ambos eventos?

Com certeza.Isso está previsto.Mas é sigiloso.

7) Nesse último sequestro marcante da Polícia , de uma empresária dominada por um homem armado com uma granada de mão , podemos afirmar que foi um "ato de correção extrema", fruto da nova mentalidade da Polícia, uma postura isolada ou um fato isolado?

As polícias são treinadas para avaliar situações como essa. Temos homens treinados para atuar em situaçôes extremas. Mas cada caso é um caso , não existe uma 'nova mentalidade da policia'.Até porque outros casos com reféns já aconteceram e tiveram outro desfecho. Como disse, cada caso é um caso e só quem eatá na linha de frente pode avaliar a situação. Nesse caso o policial agiu com correção dentro do momento do limite e de estresse em que a situação se apresentava.

8) Petrópolis com mais de 300 mil habitantes um terço espalhado por 96 favelas, vê crescer o nível de violência e percebe o desaparelhamento das Policia Civil e Militar que não vem dando conta do recrudescimento das ações criminosas. Em primeiro lugar gostaria de saber, se o senhor concorda com essa assertiva e quais as providêcias que estã sendo tomadas?

A questão do crescimento das populações faveladas é um problema social que transcende as questões de segurança pública .Deve ser enfrentado pelo,poder público em seus diversos níveis e , também pela sociedade. As policias , Civil e Militar são institiuições bicentenárias que estão passando por um processo de modernização e aperfeiçoamento .As polícias tem que acompanhar a evolução da sociedade , assim como as leis e as demais instituições , incluindo as que fazem parte da estrutura dos poderes Legislativo e Judiciário. Estamos fazendo a nossa parte.

_______________________
Entrevista exclusiva à jornalista Ana kaye, que agradece ao Exmo Secretário de Segurança José Mariano Beltrame, sua gentileza, informação e respeito demonstrados ao nosso Estado.

2 Comentários:

Postar um comentário



<< Home