.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ana Kaye entrevista o Secretário de Segurança de Petrópolis, Hélio Moura




O Exmo  Secretário de Segurança de Petrópolis , Dr Hélio Moura, fala das ações da Secretaria Municipal de Segurança
Desde o início desse ano, a Secretaria Municipal de Segurança Pública vem desenvolvendo atividades e projetos para o Município. Por ser um órgão municipal, não tem poder sobre as polícias, que são de competência do Governo do Estado. Ainda assim o Secretário Municipal de Segurança Pública, Dr Hélio Moura, vem trabalhando em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil em operações para minimizar a frequência de motos irregulares, sem documentação e sem placas. Outra parceria que vem apresentando resultados é a ronda realizada por policiais militares e guardas municipais , para juntos cuidarem da segurança da população e do patrimônio do Município.
O Secretário de Segurança Municipal de Segurança Pública vem trabalhando para que segurança e cidadania andem juntas no Município. Entre as iniciativas desenvolvidas, está a inclusão de Petrópolis no programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) que vai possibilitar que quatro ações sejam realizadas na cidade, são elas Justiça Comunitária, Mulheres da Paz, Projeto e Curso da Aperfeiçoamento da GM.
O Exmo Secretário Dr Hélio Moura, destaca também a Guarda Comunitária, idealizada pelos GM Chaves e GM Miranda. O primeiro bairro a receber o projeto foi o Alto da Independência, onde foi instalado um centro de informática para a população da região, que tem acesso gratuito. Além disso, também são ministradas aulas de informática inglês e espanhol.
Outro exemplo que vem dando certo no Município é o Propaz (Programa Jovens Protetores pela Paz) da GM. Ele foi criado para atender as escolas da rede municipal e atualmente está englobando colégios estaduais e particulares.O projeto consiste em realizar 10 encontros nas unidades escolares por palestrantes da GM  com os temas Cultura de Paz e Prevenção ao Uso de Drogas, Cidadania, Família e Motivação. A GM realiza ainda a Ronda Escolar, fazendo o patrulhamento na porta das escolas do município, nos horários de entrada e saída dos colégios.
Esses programas são de extrema importãncia para que toda a população e principalmente os jovens, tenham confiança no trabalho da GM e possam tirar proveito disso. Ele abre as portas para os GMs dentro das comunidades e também nas escolas, dando segurança e contribuindo para a formação e educação dos jovens, declarou o Dr Hélio Moura.
Para dar mais segurança ao Centro Histórico, a GM está utilizando cães treinados no patrulhamento da região. Ao todo são seis rottweilers treinados, que já atuaram com a Policia Rodoviária Federal e Exército, que somente eram utilizados em grandes eventos no Município, mas que vem sendo colocados na rua para ajudar no trabalho cotidiano. O percurso engloba a Avenida Koeler, (saindo do Palácio Sérgio Fadel), Câmara Municipal, Catedral de D. Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Pça da Liberdade, e Rua Roberto Silveira.
Outra medida que vem ajudando a coibir pichações e também já ajudou na atuação da polícia no municipio , são as oito câmeras de monitoramebnto instaladas no centro histórico. O Setor de monitoramento tem contato direto com as policias e também com a GM para que as equipes mais próximas dos incidentes possam ser acionadas para agir com rapidez.
O Secretário de Segurança Publica é também o Presidente do Conselho Municipal de Segurança. Mensalmente as reuniões são realizadas e contam com a participação da população. "Qualquer cidadão que tiver interesse em colaborar com o bem estar do municipio pode participar, declarou Dr Helio Moura, lembrando que ações no setor desde o primeiro semestre, vem sendo discutidas como ocorreu em abril, quando Petrópolis sediou o Fórum Fluminense de Segurança Pública, em conjunto com o Conselho Nacional das Guardas Municipais, realizado no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto  (fase).

0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home