.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ENTREVISTA EXCLUSIVA À ANA KAYE DE( R.E)PRESO POR HOMICÍDIO






Seu nome , idade e o tempo que está detido.

Meu nome é R.E,tenho 31 anos e sou interno aqui há 6 anos.

Você foi preso pelo cometimento de que crime?

Estou respondendo pelo artigo 121,homicídio doloso qualificado.

Você acha que foi preso injustamente?

Não consegui desqualificar esse agravante.Para mim,foi legítima defesa, mas os jurados não entenderam dessa forma e aqui estou.

Quais os motivos que o levaram a cometer um crime?

Na verdade, foi uma briga familiar, estava alterado.com a cabeça quente armado e aconteceu. O que aconteceu comigo ,pode acontecer com qualquer um. Depois de 14 dias a vítima acabou em óbito . Não teve um tratamento à altura ,porque nosso sistema de saúde é precário.

Mas cada um tem que pagar pelos seus atos e eu estou aqui para pagar pelo meu.

Você sempre foi violento? teve algum antecedente criminal?

Trabalho desde 16 anos com carteira assinada,tenho segundo grau completo, passei em concurso para torneiro mecânico da Marinha e permaneci nesse emprego por dois anos.Passei no vestibular para Direito mas infelizmente não pude continuar porque tinha família para sustentar e o dinheiro não deu( cursei 2 anos)não tinha antecedentes

É casado,tem filhos?

Tenho uma companheira e dois filhos,sendo que a minha filha de 19 anos já está na faculdade.

Hoje vc faria tudo de novo?
Com certeza,hoje não aconteceria.A maturidade ajuda muito e a gente aprende aqui ,que tem que saber dividir, respeitar, perdoar, se controlar,e tudo na base da “porrada”!!! quem não tiver esse controle,pode até perder a vida aqui.

Para quando está prevista a sua saída?

Estou saindo pela “progressão de regime” e agora vou poder ir para rua trabalhar durante o dia, e voltar à noite para dormir.
Se tudo sair bem,estou saindo em um mês pelo benefício. Continuo preso, mas num outro regime, que exige que eu volte todos os dias.

Como é a sua vida na carceragem?

É difícil para todos.Nesses anos que estive aqui, vi entrar e sair gente de todas as espécies. Parece incrível,mas já vi pessoas que entravam de manhã e saiam à tarde, vai entender. Eu acho que é um problema social e não da carceragem.

Valeu à pena ter cometido esse crime?

Nada justifica cometer crime algum. É uma furada. Mas muitos que saem, não conseguem arrumar emprego por terem pego cana,e acabam roubando por necessidade,desespero, pão,um leite. para alimentar um filho. E ai quando pegos de novo,voltam como infratores do artigo 155(roubo) e 157(furto com agravante de arma)

Você acha certo esse comportamento de voltar a cometer delitos mesmo pequenos?

Não claro que não, o que não concordo é com o critério de misturar todos com todos, ladrões com criminosos perigosos. Se o cara for fraco de cabeça, os bandidos fazem a cabeça deles rapidinho e quando saem vão procurar as quadrilhas deles para trabalhar. A vida é muito dura na prisão, tem que ter equilíbrio, mas a maioria não tem. A convivência aproxima os criminosos e faz também criminosos. Se o prisioneiro que chega é fraco,é dominado pelo bandido perigoso que já arma a arapuca para quando sair dali colocar na prática tudo de ruim que aprendeu com eles. Bota a arma na mão dele, a droga e o resto ele já sabe.


Qual a importância da família durante o período de confinamento?

A família é tudo.Devem apoiar,visitar,conviver,conversar,contar as notícia do mundo de fora, participar, mostrar preocupação. Isso para o preso é fundamental,precisamos disso,desse esteio familiar, para que a gente possa ter vontade de lutar para voltar à nossa casa e recomeçar. Sei que não vai ser fácil arranjar emprego logo,mas tenho fé em Deus que vou conseguir.

Todos que saem ,saem reabilitados?

Não de jeito nenhum.O bandido que é bandido por escolha,não muda nada. Sai e vai no mesmo dia cometer o mesmo crime que o levou ao confinamento,Sai até pior,mais revoltado.com sede de vingança.

Outro dia chegou um coroa de mais ou menos 50 anos e me chamou chorando.Tinha chegado uns 5 dias antes. Falou que a família não tinha ligado,nem visitado que estava desesperado, que ia cometer uma loucura, eu fiquei com pena, falei com o carcereiro que tomou as providências e a família disse que ia no dia seguinte.É dureza!!!

Na sua opinião ,as condições das prisões melhoraram?

Todos sabem da existência das facçoes criminosas, terceiro comando, adria,milícias, comando vermelho . Sabe onde começou tudo isso? Nós que sabemos das histórias,começou na Ilha Grande ,com a mistura dos presos políticos e os presos chamados de comuns.Os políticos tinham a inteligência mas não tinham a cursa. Usaram os prisioneiros comuns e formaram a falange vermelha. E ai a cadeia virou escola,o presídio a faculdade e a liberdade a volta para o crime. Atualmente melhoraram muito.


Qual a importância na sua opinião da Secretaria de Segurança ?

Muito importante porque está no caminho certo. O PROJETO RESSOCIALIZAÇÂO DO PRESO, dá oportunidade aos que cometem pequenos delitos de se tornar um novo cidadão.Tem direito de defesa , de ter sua dor amenizada, durante sua estadia, defensores ,direitos jurídicos, e apoio à família. Já se sente a mudança com esse Projeto. O Dr Orlando Zarcone, do projeto CARCERAGEM CIDADÃ(faz parte da Polinter) TEM SIDO INCANSÁVEL JUNTO COM a SECRETÁRIA DE SEGURANÇA e as mudanças já estão sendo sentidas, como a superlotação, doenças, Insatisfação dos presos, rebeliões, família.O sistema carcerário tem melhorado muito com essa Ressocialização dos presos.

E o tratamento nas delegacias?

Não é mais como antigamente,os presos estão presos à justiça sub judice,à disposição do estado. Não podem sofrer torturas O tratamento é de ser humano ,que nunca foi,os presos eram tratados piores que animais.

E quanto ao crime,ele compensa?

O crime não compensa,disso tenho certeza,em nada. Destrói famílias vidas inocentes, vem a solidão,se sofre muito,a gente entra revoltado mas aprende a perdoar, e uma coisa eu digo para voces, se não virar a mesa ,não sai dele não,é que nem droga. Exemplo maus para os filhos são dados, e podem ser imitados,tudo de ruim você canaliza para vc. Tenha
força e saia dessa vida.

Como você se enquadra dentro do presídio,em que banda?

Eu faço parte da banda boa. Trabalho, falo parte dos colaboradores,dos de confiança da cadeia.Trabalho também para os outros porque a comida tem quer ser paga, a limpeza feita e quem faz somos nós.


Qual a sua mensagem para os jovens que se descontrolam fácilmente e se metem com drogas?

O Jovem precisa ouvir seus pais, fugir das más companhias , das drogas,nem por curiosidade,porque o crack não dá para provar,ele já te nocauteia e adeus. Fugir de traficantes, de gente de classe média revoltada, de promessas de grana fácil , tudo isso pode ser um começo sem fim .

Aos governantes peço para investir muito na educação, que é o berço de tudo. Tenham pena de nós, o pobre precisa de educação porque senão ele será o marginal de amanhã e estará aqui no mesmo lugar que eu ocupo hoje na sociedade , na cadeia.

As instituições estão falindo,as famílias destruídas ,filhos matando pai e mãe. Até eu me assusto.

Aos empresários que dêem um pouco do tanto que tem,mas não dinheiro,oportunidade a um ex presidiário, aposte nele,invista nele como ele vai ter um segundo emprego se não tiver o primeiro de experiência?

Isso vai diminuir o crime 157 (assalto à mão armada)ele tem crescido tanto que a gente perde até as esperanças.

Os adolescentes de 17 anos tem que ser constantemente vigiados pelos pais, devem andar na linha, estudar para ocupar a mente, e voces pais,não os deixem com muita liberdade, o tráfico leva todos sem piedade inclusive as patricinhas.

Espero ter ajudado a vocês com minha história de vida triste mas que eu quis mudar e vou conseguir. Obrigada pela oportunidade de falar e dsesabafar.

1 Comentários:

  • Essa foi uma das entrevistas mais chocantes que já li. Foi crua, nua, dura. Saber com riqueza de detalhes o que essa pessoa passou, passa e pensa me deixou arrepiado. E arrepiado vou ficando quando me ponho a pensar mais sobre o fato. Ele cometeu um crime irreparável, tirou a vida de uma pessoa e entristeceu outras tantas, mas então, é assim? Paga-se desse jeito? Nessas condições?
    Me pergunto o que eu gostaria que acontecesse se fosse alguém a quem eu amasse muito e que me fosse tirado violentamente. Penso que todos nós deveríamos fazer a mesma pergunta: que tipo de justiça queremos?

    Por Anonymous Augusto Cordeiro, às 29 de setembro de 2010 às 21:24  

Postar um comentário



<< Home