.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Entrevista com o Coronel da Polícia Militar de Petrópolis, Antonio de Oliveira.




1)Quais as suas expectativas para o cargo que acaba de assumir?

Tenho uma expectativa muito grande de fazer um bom trabalho e deixar saudades quando for embora. É um desafio , mas os desafios movem as passoas a se superarem. Acho que poderei, com parcerias como a Policia Civil, a Guarda Municipal,o  Ministério Público e o Judiciário , alcançar bons resultados para Petrópolis. Temos que inovar, buscar novas soluçoes para os problemas. Tem um ditado que diz que enquanto fizermos as mesmas coisas , vamos obter os mesmos resultados. Portanto, temos que inovar.




2)Fazendo uma auto análise, como é o Coronel Antonio Henrique, um comandante de ações moderadas ou um  Comandante radical?

Talvez possa dizer que sou meio radical. Radical no sentido de querer fazer as coisas acontecerem. Por exemplo, eu gosto de tudo muito rápido, dinâmico. Não sou muito afeito às burocracias que fazem as açoes se tornarem muito demoradas. Gosto de buscar resultados.




3) O que na sua opinião tem feito ao longo desses anos, a criminalidade aumentar tanto e os crimes ter uma tônica tão violenta, com requintes de tanta  crueldade?

O crime tem várias facetas a serem analisadas. Nao é simples. Na verdade é um conjunto de fatores que somados facilitam o surgimento do crime, como por exemplo, a crença na impunidade, uma polícia fraca, um sistema carcerário deficiente, a desigualdade social, a falta de expectativas e de oportunidade para os jovens etc... tudo isso desagua na segurança pública. E ainda tem o papel fundamental da familia. É em casa que se aprende a maioria dos valores sociais, como respeito e cidadania.




4) O Coronel é a favor das autoridades do Legislativo e Executivo em prol dos mais necessitados criando oportunidades de emprego , cuidando da Educação de uma forma mais eficaz , dando mais atenção à saúde, à moradia? Não sera essa uma forma de ajudar a Polícia no combate á criminalidade?

Como eu falei na resposta anterior, por ter varias facetas o crime precisa ser atacado por vários lados, e o Executivo e o Legislativo tem o seu papel. A sociedade civil e a familia tambem sao fundamentais neste quadro.




5) O Coronel não acha  que a própria cúpula da Polícia Militar deveria oferecer aos seus integrantes melhres condições salariais ? não acha o salário dos policiais muito defasado para quem desenvolve um trabalho de risco, onde a vida está sempre "na corda bamba"?

A cúpula da Polícia Militar esta envolvida nesta questão. O que nao podemos perder no foco, é que a defasagem é consequência de vários anos de descaso com a questao salarial. Veja que há um empenho por parte da Corporaçao e por parte doGoverno do Estado. Mas a questao é muito séria. Acho que o policial militar deveria ganhar muito mais do que ganha pela importância de seu papel na sociedade e pelo risco de vida. Qual servidor público dá sua vida no exercício da funçao?Vida nao tem preço. Empenhamos nosso bem maior para defender a sociedade.




6 )Pode me falar alguma coisa à respeito do temível  BEP?(batalhão prisional especial)?

O BEP ,como qualquer sistema prisional é horrivel. As pessoas que lá estao tem problemas com a justiça, mas nao seria razoável misturar no mesmo ambiente um preso comum e um policial militar, ate porque ele ainda é um policial. Se for condenado e devidamente excluido, nao pertencendo mais à Corporaçao, ele será transferido para um presídio comum. O ambinte é muito pesado, pela propria natureza.




7) O Coronel acha importante um acompanhamento psicológico constante naqueles policiais que trabalham no inferno das favelas , num total stress?

É fundamental, afinal de contas somos seres humanos como qualquer pessoa. temos nossa fraquezas e nossos abalos. Em países desenvolvidos isso ja existe há muito tempo. Mas já temos esse serviço através de nossos psicólogos. É um trabalho novo , mas já é um começo.




8) Essa pergunta estou lhe fazendo porque aconteceu comigo no Rio. Outro dia passou uma viatura elétrica por mim no Leblon , vinha à toda velocidade e se eu não tivesse dado rá, poderia ter sido atingida.Não fiquei satisfeita , nada , e segui rapidamente atrás dele, até a entrada do Batalhão da Bartolomeu Mitre. Perguntei ao policial condutor com todo respeito :osenhor não acha que foi um mpouco longe demais nessa sua corrida desenfreada inútil, uma vez que sequer usava sirene de emergência? ele me respondeu rispidamente, matei alguém? atropelei alguém? Então qual o problema? Esse veiculo não está sujeito às normas de trânsito.Isso me foi dito de uma forma bem agrsssivae com a embáfia dos quen se consuderam acima da lei .Qual a sua leitura sobre esse tipo de conmportamento? justo? agrssivo? necessário? autoritário? ou seria esse um dos policiais que deveriam ter um acompanhamento pscicológico?

O que aconteceu com a senhora é um caso típico de policial despreparado para o papel que esta desempenhando. O trabalho de policial é antes de tudo, de servidor público. Temos que ter a noçao do nosso papel e do respeito ao cidadao. Policial tem que ter atitude , mas isso nao significa ser grosseiro. Uma atitude dessas nos envergonha. Temos que estar permanentemente atentos para o comportamento social do policial. O policial tem que ser permanantemente atualizado em suas missões e desenvolver conceitos mais sólidos de cidadania.




9) Vejo um povo cansado de tab]nta corrupção , tanto cinismo, tanatas metáforas , de politicos que sómpensam em só próprios , não é uma boa hora de mostrar à sociedade
que a PM não é o que a maioria fala, que a Pm tem oem sua maioria policias sérios, dignos, que amam sua famílias e exemplos de esperança? O que o Coronel oensa dessa minha afirmativa e de tantos brasileiros?

A Policia Militarl nao é o que a mídia vende.Corrupçao existe, infelizmente, em todas os segmentos sociais. A polícia é composta em sua maioria de pessoas honestas ,trabalhadoras , chefes de família e pessoas decentes. No quadro atual de corrupçao em que a sociedade se encontra , eu nao tenho dúvida em afirmar que os corruptos da polícia militar sao  batedores de carteira, quando comparados aos grandes tubarões que roubam a sociedade como um todo , roubam sonhos dos menos favorecidos aoi desviar verbas milionárias que poderiam ser empregados na aplicaçao de uma sociedade mais justa e mais igualitária.




10) Qual os benefpicios de trabalhar em conjunto PM e POLICIA CIVIL?

O grande beneficiado é a populaçao. Quando trabalhamos em conjunto o serviço fica mais rápido, mais eficiente , e os resultados , invariavelmente, sao melhores. Na maioria dos países de primeiro mundo, a polícia é única , faz o que chamamos de ciclo completo, ou seja, a polícia que prender é que vai autuar. Temos que desenvolver a idéia de nao somos concorrentes , somos parceiros. Quando uma ocorrência demora seis horas em uma delegacia, quem perde é a sociedade que ficou sem aquela patrulha nas ruas por esse período.




Obrigada pela gentileza em me receber e me dar a oportunidade de mostrar aos meu eleitores um trabalho de quem  sou  muito  fã.
Ana Kaye entrevistou com exclusividade  o Coronel Antonio Henrique de Oliveira do 26 Batalhão de Petrópolis

1 Comentários:

  • Mais uma excelente entrevista, como sempre, Ana. É isso mesmo: questione-os, não permita respostas vagas e todos sairemos ganhando. Já deu para perceber muita diferença no comando em Petrópolis que o daqui no Rio.

    Por Anonymous Augusto Cordeiro, às 23 de setembro de 2010 às 20:44  

Postar um comentário



<< Home