Ana Kaye e o Comandante Eliel Silveira
Ana Kaye conversou com o Comandante da Guarda Municipal de Petropólis, Eliel Silveira, a respeito do trabalho que desempenham na cidade. Essa entrevista teve como objetivo fazer com que os petropolitanos conhecessem melhor o trabalho daqueles que atendem a população e a protegem.
A Guarda Municipal atua no trãnsito, na ronda escolar, possui um destacamento de artilharia que recolhe animais de grande porte soltos nas vias, destacamento de cães que realizam patrulhamentos nos principais pontos turísticos do centro histórico, das 18:00 às 24:00, de segunda à sexta. Tem também grupamento de proteção ambiental que trabalha com a Secretaria de Meio Ambiente.
Em relação ao uso de armas, a Guarda Municipal portou armas de fogo de 1924 a 1996 quando veio o novo estatuto de desarmamento e a concessão de armas de fogo, passou do Estado para a União, ficando responsável a Policia Federal. O Comandante é mais favorável ao uso de armas não letais com excessão das tropas de choque.
Quanto à questão da repressão, a nova postura da Guarda Municipal é de interação com a população, no sentido de guarda comunitária, como a implantada no bairro Independêcia, onde a comunidade tem aulas de informática, inglês e espanhol com membros da própria corporação. Nossa politica hoje é de conscientizar, de educar.
Temos conseguido alcançar nossos objetivos, em relação ao trânsito, onde em janeiro tivemos aplicadas 1915 multas de trãnsito e em agosto cairam para 913 .
Quanto ao GPA, grupamento ambiental, conseguimos reduzir o número de apreensões com trabalhos educativos nas escolas, através de palestras. Temos o PROPAZ, programa para jovens promotores da paz que atua direto nas escolas de sexto ao nono ano, focando a cidadania, os direitos e deveres dos jovens.
Hoje a Guarda Municipal conta com um efetivo de 273 componentes, entre homens e mulheres. Realizamos com a PM, onde trabalhamos em duplas, dando mais segurança aos turistas no centro histórico, projeto do Coronel Antonio De Oliveira do 26 batalhão, que acaba de ser transferido para Botafogo, no Rio de Janeiro.
Temos um sistema de cameras de monitoramento, que tem nos auxiliado muito nos pequenos delitos, como pichação, as saidinhas de bancos famosas, e a pedestres, como também ao comércio ilegal de objetos de pirataria.
O ingresso na Guarda Municipal é realizado somente através de concurso público, com provas de matemática, português e redação.
Passando por essa fase, o candidato realiza um TAF (teste de aptidão fisica), que consiste em corrida, flexões, barras, abdominais, salto em obstáculo, sendo todos eliminatórios.
Sendo aprovado, será realizada uma pesquisa social com apresentação de nada consta, nas esferas municipal, estadual e federal.
Já convocado, o candidato passará por um curso de formação de 6 meses, no Batalhão da Guarda Municipal, curso que é eliminatório também. Não é exigido nenhum tipo de curriculum, mas o concurso é de provas e títulos, e qualquer curso que o candidato já possuir, com certeza o beneficiará.
Quanto ao aumento do efetivo, somente a Secretaria de Administração poderá lhe dar maiores informações.
Comandante Eliel da Silveira.
1 Comentários:
Meu grande e querido amigo Comandante Eliel da Silveira,
è com rande prazer que o recebo aqui no Blog, e para os leitores, de sua importãncia ouvir como funciona a complexidade da Guarda Municipal, a seriedade de seu trabalho, um profissional comm liderança nata, religioso , casado com a flor Isabel, com um alinda estrutirada dentro da fé e do amor. Para aqueles que se ncaixarem no perfil da Guarda , ai está informações preciosas para seu ingresso na Corporação. Bjjjjjjjjjjjjjjs , obrigada pela entrevista e parabens sempre pelo trabalho realizado !! Bjjjjjjjjjjjjjjjs
ana kaye
Por Anônimo, às 4 de novembro de 2010 às 04:51
Postar um comentário
<< Home