.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um Novo Olhar sobre o Corpo... Leitura Corporal


INTEGRAR é exercer a capacidade ativada e desenvolvida através das práticas do ser e do estar, do sentir-se e mostrar-se identificado, atuante, fluente e participante...

É o resultado do exercício da adequação, naturalidade e comunicação...
É o efeito de viver, compreender, ajustar e evoluir as relações...
É a ausência do sentimento de segregação...
É a experiência da COMPLETITUDE...

O Homem, o SER sob a forma humana como Energia Individualizada em busca de evolução, vive e é capaz de reconhecer emoções e sentimentos de diferentes qualidades e reage de forma também diferenciada a cada experiência.

Os segmentos corporais são instrumentos de tradução, manifestação e materialização dos impulsos e de promoção das reações físicas e biológicas que permitem sua conscientização e satisfação.

A capacidade de identificação e utilização dos impulsos depende dos estágios de CENTRAMENTO, PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO, E LIBERDADE EXPRESSIVA já alcançados pelo indivíduo.

Quando adequadamente utilizados, os impulsos são evoluídos, transmutados e através da ação retornam ao Cosmos, permitindo a realimentação do SER, aprimorando o indivíduo naquela função e contribuindo para a EXPANSÃO do UNIVERSO PESSOAL e COLETIVO...

A SAÚDE É O ESTADO QUE SE CONQUISTA ATRAVÉS DA EXPRESSÃO ORIGINAL E ESPONTÂNEA DOS IMPULSOS E SENTIMENTOS EMANADOS PELO SER...

É a experiência do sentimento de INTEGRIDADE, de PRESENÇA LÚCIDA em cada momento, do EXERCÍCIO PLENO dos propósitos e desígnios da própria Essência.

A saúde decorre da EXPRESSÃO LIVRE DO INTERNO, do uso dos DONS E TALENTOS peculiares, da CRIAÇÃO e RECRIAÇÃO contínuas de novas possibilidades de crescimento e evolução.

A SENSIBILIDADE... capacidade inata para a PERCEPÇÃO, é o elo entre o Ser Humano e sua origem espiritual, é o VEÍCULO QUE PROPICIA O CONTATO COM A VERDADE HUMANA em todos os planos da existência.
Sua manutenção, experienciação e ampliação são essenciais à preservação e evolução da saúde.

A aceitação dos limites impostos à expressão espontânea, seja por influências históricas, hereditárias, ambientais ou da educação, que desde a concepção do indivíduo cria obstáculos, é que reprime, desestimula e congela a sensibilidade.

As SENSAÇÕES, EMOÇÕES e SENTIMENTOS quaisquer... sinalizam o experienciar da vida...

São as LABAREDAS que alimentam o indivíduo e a Humanidade... e despertam a singularidade e significância de cada vivência...

Quando VALIDADAS, orientam e favorecem Paz, Adequação, Alegria, Prazer e Saúde...

No esforço de saúde... a maioria dos indivíduos busca no externo o “equilíbrio”.

A formação e programação habituais... impõem o esquecimento de que o VERDADEIRO EQUILÍBRIO se encontra no INTERNO e a falta desse conhecimento leva o indivíduo a confundir equilíbrio com a “estabilidade” adquirida... quando aceita a condução externa para aprovação de seus atos.
O adotar das regras de convivência e boas maneiras garante ainda que aparentemente, segurança, aceitação e “amor”.
O cultivo de comportamentos que satisfazem mais aos outros do que a si mesmo exige a inibição de vontades e necessidades, limita a expressão e a criatividade e estimula o predomínio do intelecto e da racionalidade.


Em função da dependência da valorização pelo externo e da resistência ao processo de AUTO-ACEITAÇÃO, o indivíduo mantém os Corpos Emocional e Mental em constante conflito... e o Corpo Físico, reflexo direto do movimento da energia, reage discreta e evolutivamente a este desequilíbrio.

Os distúrbios gerados se manifestam inicialmente nos planos sutis.

A vontade, o sentir e o pensar são funções que passam a ser traduzidas e utilizadas de forma diferenciada pela Pessoa e pela Personalidade.
Essa diferenciação gera distanciamento e este distanciamento entre Pessoa e Personalidade, gera a DOENÇA.

A enfermidade entendida como perda da saúde, tem sua base no conflito entre a busca pela Pessoa da expressão plena e evolução contínua (o impulso de “ser”) e a forma de expressão permitida ou alcançada pela Personalidade.

Por temer a evolução, objetivo de continuidade do SER, pelo medo de que o “vir a ser” leve à confusão de identidade, a Personalidade deseja manter-se em estado de inércia, opta por “não ser”, cristaliza-se no que é a forma já conhecida.

Gera-se assim o desequilíbrio da Energia Vital, a desconexão de si mesmo, o reflexo do conflito de desobediência ao impulso espiritual de SER, a negação do evoluir a partir do contínuo VIR A SER...

O Corpo Físico é o produto final... em constante mutação da materialização dos impulsos que constituem e se movimentam nos Corpos Sutis. Esses corpos vibracionais respondem aos anseios do SER e estimulam vivências que pretendem evoluir a história pessoal continuamente....

A FUNÇÃO BÁSICA DO CORPO FÍSICO é a de ser o CANAL de manifestação das vibrações sutis, e permitir experimento, aprendizado, desenvolvimento de capacidades e de potencialidades, favorecer a criação e permitir a denúncia da insatisfação quando não há expressão ou utilização adequada dos impulsos já em movimento.

A insatisfação surge quando um impulso primário embora reconhecido... é negligenciado pela Personalidade.


Se por inconsciência ou submissão aos valores impostos não acontece a EXPRESSÃO dos impulsos repetidamente bombeados, a área ativadora (de ressonância ou representativa dos impulsos) entra em stress, reduz sua capacidade criativa e vitalidade, inibe o fluxo local e dos segmentos correlacionados.

As áreas de sedimentação guardam a memória da experiência inibida, dos fatos que levaram à inibição e das justificativas e compensações utilizadas. A repetitividade deste processo faz com que a área geradora entre em inatividade, definindo um bloqueio ou um adoecimento.

Como o PROPÓSITO DO INTERNO É VIVER A EXPERIMENTAÇÃO... são mobilizados impulsos que ativam outras áreas corporais, funções ou estados mentais que traduzam as mesmas necessidades de maneira mais aceita pela Personalidade.

Disto resulta a estruturação e adoção dos jogos de comportamento, de posturas que tornam o indivíduo distanciado de si, mas adaptado ao meio.

O adoecimento se fará superficial ou profundo, agudo ou crônico, incapacitante ou não, leve ou grave, neste ou naquele órgão ou estrutura, de acordo com o tipo ou grau do desequilíbrio e do processo vivido pelo indivíduo.

Os distúrbios são sempre uma forma de purificação dos desequilíbrios, uma tentativa sadia de REENCONTRAR O CAMINHO, A SAÚDE DOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES...

Por mais grave e limitante que pareça ser, A DOENÇA OBJETIVA MOVIMENTO, CONTINUIDADE E CRESCIMENTO... jamais a estagnação, a passividade e a acomodação.


Toda doença traz a síntese da biografia do indivíduo.

É uma condensação das nuances do fluxo da vida, um sinal de que no desenvolvimento da trajetória pessoal aconteceram distorções que afastaram o indivíduo de seus propósitos originais e que os comportamentos e posturas adotados necessitam ser conscientizados e reavaliados, para que se reconquiste a adequada FLUIDEZ DA EXPRESSÃO...

O indivíduo compreende e aproveita o adoecer quando localiza DENTRO DE SI as informações que favorecem a conscientização e entendimento, quando aprimora a percepção de si mesmo pelo reviver dos processos de nascimento, infância, maturidade e morte que a doença lhe traz.

A consciência do FIO que sequencia e torna coerente a existência, faz com que o indivíduo ultrapasse os limites da noção de espaço e estado físico, se projete na concepção de tempo e continuidade, de valor e significado e perceba sua interferência nos planos sutis e a atuação destes planos Espirituais na organização de seu cotidiano.

O SER é ATEMPORAL... Isto permite que o presente seja vivido tanto no passado quanto no futuro e sintetize a experiência do passado e do futuro em cada momento.

Cada célula guarda a memória de todas as células e de todos os tempos.

A célula é a matriz ou ponto de partida tanto para o adoecimento quanto para o resgate da saúde.

A aceitação da atemporalidade, o entendimento de que o processo de evolução envolve experiências anteriores, atuais e futuras, favorece a percepção de que a busca da saúde deve se desenvolver no RESPEITO e APROVEITAMENTO da capacidade de COMPREENSÃO e SÍNTESE.

A PREDETERMINAÇÃO de VALORES inibe os movimentos de procura e identificação de mecanismos PRÓPRIOS DE EXPRESSÃO e de manifestação do INTERNO... que determinam o que é qualidade de vida para aquele indivíduo.

A PRÉ-CONCEITUAÇÃO retarda a evolução e limita o ENTENDIMENTO das experiências vividas, determinando a necessidade de surgimento recidiva dos sintomas, como um alerta para o distanciamento entre o que vem sendo internamente desenvolvido / reformulado e a forma como é assimilado e exercido pela Personalidade.

Cada indivíduo tem um tempo próprio e essencial de evolução...

Para que ocorra a evolução, é necessário a percepção no concreto de cada um dos sintomas e dos movimentos que inibem o exercício da identidade e da individualidade.

A patologia se faz no cotidiano. A forma de construção da patologia demonstra o nível de consciência já alcançado pelo indivíduo e sinaliza os patamares que podem ser atingidos através daquele adoecimento.

É fundamental que o indivíduo compreenda cada um dos fatores que dirigem sua vida atual... como reflexo de vidas e experiências passadas e procure evoluí-los segundo o sentir do “aqui e agora”.

Os olhos necessitam VER, a mente necessita ENTENDER... é básico que se desenvolva o SENTIR para que cada Pessoa evolua dentro da possibilidade de sua Personalidade e de sua Alma.



SENTIR E COMPREENDER É CAMINHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E DE CURA...

A evolução do SER se faz através do contexto vivencial e comportamental e da Personalidade que permite sua expressão.

Tornar nítido e preciso o sentimento do aqui e agora é estimular o reconhecimento no concreto das experiências, dúvidas e restrições que embora dificultem o processo evolutivo e dêem origem ao adoecimento, levam o indivíduo ao desejo de cura.

PERCEBER-SE NO EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DO COTIDIANO... observar os efeitos da própria atuação, entender que cada ação espelha a tradução do que se acredita ser...

Identificar os limites e o controle impostos aos sonhos, fantasias e idealizações.... evidencia QUALIDADES, CAPACIDADES E ERROS, permite o AUTOCONHECIMENTO, estimula o estado de PRESENÇA e favorece a conquista da LIBERDADE DE SER no cotidiano individual e coletivo.

NÃO HÁ CURA SEM CONSCIÊNCIA.... E A CONSCIÊNCIA DERIVA DO CONHECIMENTO DO MOMENTO PRESENTE...

Os processos evolutivos se encontram no que é SIMPLES, no BUCÓLICO, no que está DENTRO do homem, nos movimentos COMUNS à experiência diária.

O movimento é sempre de EXPANSÃO E A CONSCIÊNCIA SE EXPANDE A CADA MOMENTO VIVIDO...


O processo de estruturação, expansão, desenvolvimento e amadurecimento das funções físicas e sensoriais acontece em ciclos (setênios) que se caracterizam pelas peculiaridades de suas aquisições e transformações.

O entendimento de cada uma dessas fases, de sua interferência e influência em cada momento da vida do indivíduo, possibilita a valorização da sua forma GENUÍNA e CRIATIVA de expressar, atuar, sentir e pensar... e aproveitamento ao estímulo de suas próprias potencialidades e qualidades.

O reaprendizado do conhecimento e do convívio com o corpo, a leitura e entendimento de suas manifestações, é fundamental para a prevenção e evolução da saúde nos planos físico e sutis.

Cada sinal, sintoma, doença ou conformação física traz sua significância e permite aos portadores desses sinais, aos pais, orientadores, professores e terapeutas, a identificação do desequilíbrio e aponta o caminho do reequilíbrio, levando à clareza e compreensão do processo.

O retorno à saúde, a essência da cura e do crescimento, é a REDESCORBERTA DO INTERNO... da EXPRESSÃO PLENA DAS EMANAÇÕES DO SER... e da harmonia entre o que a Pessoa necessita e o que exerce a Personalidade.

Eu Sou Andréa Luisa, me guio e me inspiro encantadoramente pela minha Flor do Mar, Nereida...
Canal de JC e Luz do meu caminho, Mestra que me ajudou a ver e escolher QUEM REALMENTE SOU...

Texto: Leitura Corporal / Nereida Fontes Vilela by JC

Andréa Luisa Bosco Freire
Comunicação Social RP
Psicoterapeuta e Instrutora de Yoga CRT 43.763.