Engana-se quem pensa que, em relacionamentos, homens e mulheres aceitam amenidades. Então, eles amam o saber ou amam a mentira?
Como jornalista digo à vocês que os humanos amam trivialidades e banalidades, pelo menos nossos editores nos pedem para falar sempre sobre esse famoso senso comum entre homens e mulheres. Eu é que sempre fui metida em levantar o tapete e fazer subir a poeira dos sexos.
Prefiro dizer que segundo Aristóteles, somos uma espécie dotada com a sede do saber. Todos os homens têm, por natureza, a paixão do conhecimento, considerou ele na sua Metafísica. 

Só que também podemos ver a nossa curiosidade e ânsia de conhecimento, noutra perspectiva, bem menos exaltante, bem menos passional. E esse saber de que gostamos salda-se muitas vezes num saber prático e convencional. É o saber que alimenta a nossa capacidade de sobrevivência, e de relacionamento com os outros e com a vida. E é um saber que muitas vezes se confunde com o mito e o sonho que temos sobre coisas e mundo.

Como taróloga minha opinião de jornalista fica muito tranquila, pois sei o quanto as pessoas necessitam se conhecer mais nesse caminho sobre o saber de si e do mundo. Frequentemente atendo pessoas preocupadas com o saber embrenhado da sua angústia existencial, suas idéias, ilusões e fantasias. Ou com os seus filhos e cônjuges, ou os afazeres profissionais, mas também dizem estar sem tempo ou vontade para espreitar pelos buracos que dão acesso ao outro lado da vida e a outros patamares do tal saber inconsciente de nossos dotados arquétipos e tipologias.
Voar é um dos sonhos mais antigos do homem.
Nas civilizações mais antigas, como é o caso dos Gregos era comum imagens de Deuses, heróis e animais alados nas gravuras e esculpidas em Templos.
A Grécia nos presenteia com muitos personagens alados, como Nikea, a deusa da vitória, e com o mais famoso mito sobre o desejo de voar, o de Ícaro, filho de Dédalo – o inventor – escapou da prisão do labirinto que se encontrava graças às asas feitas de cera e recobertas com penas que um dia seu pai inventou. 
Ele ficou tão empolgado com a sensação de planar livre, que foi subindo cada vez mais alto, cada vez mais perto do sol, contrariando a recomendação Paterna… 
O calor dos raios derreteu as asas de cera e pôs fim à história. Em ambos os casos “parece” que não deu muito certo. 
Na dúvida prefiro ter os pés no chão e dar asas apenas a imaginação!!

Para vocês sentirem mais curiosidade e agravar as coisas e seus sistemas, quando porventura olhamos através desses buracos escondidos em nós, para o outro lado das nossas vidas e da realidade, o que vemos não nos agrada tanto. 

Percebemos realidades incômodas – fraquezas, limitações, dores, ameaças, guerras, miséria…- ou realidades demasiado complexas e complicadas. E fugimos. Ou melhor, boa parte foge para não encarar o véu de Isis.

O mais das vezes preferimos o sonho e o mito – o mito de que somos fortes, de que somos retratos e filhos de Deus (em vez de descendentes de símios – grande problema filosófico para o Homem), de que estamos no centro do universo, de que o nosso país é o melhor do mundo. Ou o mito de que os homens têm amor ao saber.
Saibam, pousos humanos possuem essa qualidade de sabedoria inata em seu DNA. É hora de você ficar esperto. Porque vocês continuam criando as mesmas realidades. Condicionados pela rotina e sem observar o que acontece dentro de vocês. Tudo que precisamos é perseguir algo de reflexão no espelho interno. Ver a habilidade que vemos com nossos olhos. E se você pensou agora em habilidades espirituais, isso é um bom sinal.
Certamente, somos Conhecimento e Mito. Porque o homem acredita sobretudo no que ele quer que seja verdade. Rejeita coisas difíceis por incapacidade de reflexão; coisas sensatas, porque vão contra os seus sonhos; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; e aceita as coisas em princípio inaceitáveis, por respeito à opinião corrente. 
Na religião e na política as convicções são quase sempre obtidas em segunda-mão, e sem análise, de autoridades que não examinaram elas próprias as questões, que as tiraram em segunda mão de outros, cujas opiniões também não merecem o mínimo crédito. 
Os homens estão sempre prontos a considerar como verdadeiro aquilo que desejam que o seja. Sim, somos homens e mulheres sujeitos a errar; e muitos de nós, em muitos momentos, por paixão ou interesse, somos tentados a fazê-lo. As falsas opiniões parecem-se com a falsa moeda; inicialmente são cunhadas pelos grandes traficantes, mas depois são distribuídas por gente honesta, que perpetua inconscientemente o crime.
Desculpem, mas vocês olham e olham a falsa moeda pensando que ela é a nossa aptidão para o desdobramento de algum poder, visto que o cérebro consegue convencer-se da
sua própria sinceridade.
Assim devemos tentar sair desses nossos limites para ver o que acontece quando olhamos uma partícula ou uma gota do oceano. É um conceito muito feliz essa de olharmos adiante e além da realidade que vemos. Nós existimos entre milhões de galáxias e isso é tremendo e muito distinto. É uma enxurrada de informações que são guiadas até esse nosso planeta. Muitos dos nossos problemas são invenções e criações nossas muito incentivadas pela mídia e pela autoridade de nosso ego. É um vício essa de só ver o tal problema.
O conceito que temos de amor, por exemplo, é que alguém irá nos fazer feliz. Tudo mentira das células nervosas. Só você poderá realizar a tempestade elétrica da felicidade dentro de você. Só você poderá vivenciar a riqueza de suas emoções e identificações. Você é um rico sistema e sua resposta interna é que pode mudar a sensibilidade das suas necessidades pessoais.
Daí a questão do saber e viver a sua vida em sabedoria é muito mais saudável do que as ilusões dos sistemas e seus abusos emocionais. Você é uma propriedade muito inteligente, muito hábil, e até fica surpreso com sua capacidade de sentir as coisas do seu mundo. Mas o seu mundo responde à você naquilo que chamamos de criadores efetivos.
Seja um desses criadores efetivos desta vida que já é sua. Precisa buscar mais meios? Procure, estude, investigue, tenha curiosidade, experimente sem provas, sem nada.
Certamente alcançaremos um nível maior como aqueles magníficos avatares que falaram nesta terra. Nós temos dias de iluminação e febre. Todos nós temos momentos elevados. Eleve-se mais um pouco agora. Uma leitura ajuda você a amar e ter saber.
Veja se sua vida é muito significativa para você. E enquanto faz isso, uma dimensão infinita chega trazendo novo brilho em seu olhar.

Visite o site da escritora Cristina Guedes: http://afroditequemquiser.wordpress.com/